Ação integra campanha ‘Menos Metas Mais Saúde’, que tem como objetivo conscientizar a categoria e a população sobre os problemas de saúde enfrentados pelos bancários
O Sindicato realizou nesta quarta, 11, atividades em agências do Banco do Brasil. O protesto integra uma grande mobilização de entidades da base da FETEC-CUT/SP para denunciar as metas abusivas e o adoecimento dos trabalhadores do banco.
A ação faz parte da campanha ‘Menos Metas Mais Saúde’ que tem como objetivo conscientizar a categoria e a população sobre os problemas de saúde enfrentados pelos bancários, e que estão diretamente associados às cobranças excessivas de metas.
“Infelizmente, o adoecimento na categoria bancária cresce a cada dia, de forma alarmante e como alto índice de burnout, com os trabalhadores utilizando medicação controlada. É um cenário que não pode prevalecer, e é importante que os bancários façam a denúncia sobre metas e cobranças excessivas”, explica a diretora sindical Karin Diaz Caliento.
Já Antonio Netto, representante da FETEC-CUT/SP na CEBB, Comissão Executiva dos Funcionários do Banco do Brasil, aponta a importância de o movimento sindical intensificar a pressão contra esses abusos. Ele destaca os desafios enfrentados pelos trabalhadores vinculados à Diretoria de Varejo (DIVAR) e aos escritórios exclusivos.
“Apesar de nossas constantes denúncias e intervenções, nada tem sido feito no âmbito da Diretoria de Varejo e a situação tem se tornado insustentável”, afirma. A ampliação do teletrabalho é outro ponto demandado pelos trabalhadores dos escritórios exclusivos, visando maior qualidade de vida.
No atual acordo coletivo do BB, o movimento sindical bancário garantiu uma cláusula para dobrar o número de escritórios que implementam o Trabalho Remoto Institucional (TRI) e assegurar que, até o final do ano, ao menos um escritório em cada estado adote esse modelo.