Neste final de semana, estamos diante de um momento decisivo para o nosso futuro: o segundo turno das eleições. Ao longo dos últimos dias, ouvimos propostas, testemunhamos debates e refletimos sobre os temas que afetam diretamente nossas vidas, como segurança, saúde, moradia e educação entre outros. Agora, é hora de tomar uma decisão que impactará os próximos quatro anos.
Neste momento, é fundamental que mantenhamos a calma e a prudência. A democracia nos oferece o poder da escolha, mas com ele vem a responsabilidade. É preciso escolher com consciência e sabedoria, não apenas pessoas, mas sim programas de governo que realmente representem os interesses da nossa vida cotidiana, especialmente como trabalhadores. O município, que é a esfera de governo mais próxima de nós, é onde sentimos, na prática, os efeitos das políticas públicas.
É no município que os problemas do dia a dia, como a qualidade dos serviços de saúde, a segurança das nossas ruas, a oferta de moradia digna e a infraestrutura básica, são enfrentados e solucionados (ou não). Quem será eleito agora terá a responsabilidade de gerir esses recursos e buscar soluções para esses problemas.
Portanto, ao escolher o seu candidato neste segundo turno, olhe além do carisma ou da simpatia. Avalie as propostas, analise o que está em jogo e como isso se conecta diretamente com sua vida e a de sua comunidade. Estamos escolhendo um caminho, e é importante que esse caminho nos leve para um futuro em que o trabalhador, o pequeno empresário, o estudante e todos os cidadãos tenham melhores condições de vida.
Afinal, é o plano de governo que define como serão tratados os temas que nos afetam: como será a segurança pública, a saúde e o acesso à moradia? Não se deixe levar por discursos vazios ou promessas fáceis. Escolha a partir do que é palpável e concreto, aquilo que você sente que pode ser realizado e que tenha o potencial de transformar sua cidade para melhor.
Estamos num momento de definir o futuro próximo, mas também de plantarmos as bases para o longo prazo. Que a nossa escolha neste domingo seja baseada na esperança por dias melhores, na confiança em quem tem compromisso com o bem-estar coletivo, e não em quem promete soluções mágicas. Que a prudência e o discernimento guiem cada voto, e que juntos, possamos construir um município justo, humano e próspero.
Boa eleição a todos! Que a democracia continue sendo o instrumento para construirmos o país que desejamos.
Gheorge Vitti – presidente do Sindicato