PLR será paga neste mês de setembro
O presidente do nosso Sindicato, Gheorge Vitti, participou, nesta terça, 10, da assinatura dos acordos dos trabalhadores de bancos privados e do Banco do Brasil.
As propostas da Fenaban para renovação da CCT e a do BB para renovação do ACT específico foram aprovadas durante assembleias realizadas na semana passada.
Com isso, o reajuste bancários 2024 será retroativo a 1º de setembro (data base da categoria).
O Banco do Brasil vai pagar a PLR dos funcionários três dias após a assinatura do ACT. E a PLR da CCT (Fenaban) será paga ainda em setembro, como acordado durante as negociações da Campanha dos Bancários 2024.
Os acordos são o resultado de negociações que duraram quase dois meses e meio. Eles garantem ampliação de direitos sociais e o reajuste de 4,64% nos salários e demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR). Com o INPC acumulado entre setembro de 2023 a agosto 2024 em 3,71%, o ganho real neste ano foi de 0,9%.
Para 2025, o aumento real será de 0,6%. Portanto, considerado os dois anos de vigência da nova CCT, os reajustes acima da inflação vão gerar ganho real de 1,5% para a categoria.
“Tivemos uma campanha muito difícil neste ano, com rodadas de negociação extensas, nas quais os bancos tentavam a todo momento reduzir direitos, dividir a categoria e rebaixar salários. Seguimos a prioridade dos bancários e bancárias, revelada na consulta nacional, e não abrimos mão do aumento real. Avançamos também em cláusulas sociais, mais uma vez deixando evidente que nossa luta nos conecta e se faz a cada dia!”
Aprovações – A categoria bancária do ABC disse SIM a acordos com a Fenaban (bancos privados), na Caixa, no Banco do Brasil e na inclusão da cláusula da estabilidade no BB.
Foto: Luan Silva, SEEB SP