Após longa e difícil negociação com os bancos, Sindicato indica aprovação da proposta
Participe da assembleia virtual a partir das 20h desta quarta, 4, até as 20h de amanhã, 5 de setembro – acesso pelo site. Leia mais:
Por que o Sindicato indica aprovação da proposta
A negociação deste ano atravessou meses com uma grande intransigência dos bancos. Eles chegaram na mesa apresentando rebaixamento em direitos e nos salários, alegando concorrência no setor. Um argumento que obviamente não se sustenta, já que fazem parte dos setores mais lucrativos do Brasil, e foi prontamente rebatido pelo Comando Nacional que representa a categoria bancária.
Além do rebaixamento, também tentaram dividir a categoria em faixas, com reajustes escalonados em valores e datas. Mas nós estávamos ali legitimamente representando bancários e bancárias que tinham deixado muito evidente na consulta nacional que tinham como prioridade o aumento real, e não podíamos aceitar nada menos do que isso.
Finalmente, na 13a rodada negocial, veio a proposta com aumento real. Por isso, indicamos a aprovação dessa proposta nas assembleias, já que vem ao encontro do que reivindica a categoria. Além dos índices econômicos, também avançamos em cláusulas sociais como na inclusão do termo "assédio moral" nas negociações, atendendo a uma reivindicação histórica da categoria, mudanças climáticas e apoio às mulheres na tecnologia.
Conquistas significativas, que reforçam a indicação para dizer sim à proposta apresentada.
Gheorge Vitti
Presidente do Sindicato