Área restrita

Live: venha conversar sobre as negociações da Campanha Nacional, nesta terça (3), às 18h

Notícias
Tipografia

Coordenadores do Comando Nacional dos Bancários e das comissões de empresa do BB e da Caixa convidam para transmissão via canais YouTube e Facebook da Contraf-CUT

 

venha conversar sobre as negociações da Campanha NacionalNesta terça-feira (3), das 18h às 19h, as coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira e Neiva Ribeiro, realizam uma live para abordar as conquistas da Campanha Nacional deste ano, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

A coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, e o coordenador da Comissão de Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Rafael de Castro, também participarão da transmissão, que poderá ser acompanhada nos canais da Contraf-CUT no YouTube e no Facebook, para falar dos avanços dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) dos respectivos bancos públicos.

Após 13 duras e longas rodadas, iniciadas há quase dois meses e meio, o Comando Nacional dos Bancários arrancou a proposta de renovação da CCT da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Durante o processo de negociações, os bancos tentaram dividir a categoria, retirar direitos e fizeram de tudo para rebaixar o reajuste, para que ficasse inferior à inflação.

O embate mais difícil aconteceu na última rodada, que durou mais de 30 horas, de sexta (30) para sábado (31), quando, finalmente, os bancos cederam e apresentaram um reajuste de 4,64% para os salários e todas as verbas. Com esse percentual, o ganho real previsto à categoria em 2024 será de 0,7%. Juntando 2024 e 2025, o ganho real será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima disso, a depender do INPC.

"Houve uma clara tentativa dos negociadores da Fenaban de destruir a CCT dos bancários. Mas conseguimos impedir. E mais que isso, estamos saindo com uma CCT com validade para os próximos dois anos com dez novidades relacionadas às cláusulas sociais. Nossa CCT tem atualmente mais de 140 cláusulas, desse total, 90% são superiores à lei, ou seja, inovações que não têm previsão legal", explica a coordenadora do comando e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.

Além do aumento real nos salários, os reajustes nas cláusulas econômicas impactarão positivamente auxílio creche/babá, utilizado atualmente por 56.731 bancários e bancárias com seus 66.801 filhos; auxílio teletrabalho, utilizado por 100 mil trabalhadores do setor; e auxílio aos pais e mães de filhos com deficiência, que hoje somam 5.428 com seus 6.092 filhos PCDs.

Para acompanhar a transmissão via canal da Contraf-CUT no Facebook, clique aqui. E, acompanhar a transmissão via YouTube: 

 

Assembleias


A live faz parte do compromisso de ampliar as informações à toda a categoria que é convidada a votar nas assembleias que serão realizadas a partir das 20h da próxima quarta-feira (4) até as 20h de quinta-feira (5), para deliberar sobre a proposta de renovação da CCT e dos ACTs. O Comando Nacional indica a aprovação.

As assembleias serão realizadas virtualmente por meio do VotaBem (https://bancarios.votabem.com.br) e serão precedidas de plenárias (presenciais, híbridas ou virtuais), para manifestação de todas as bancárias e bancários, sócios ou não sócios.

A seguir, tabela com o resumo das conquistas:

tabela_geral_campanha_2024 _2_.jpg

 

Fonte: Contraf-CUT

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS