Área restrita

Sindicato promove manifestações em Diadema; negociações continuam

Notícias
Tipografia

Até o início da tarde desta sexta, 30, bancos não haviam apresentado proposta decente

 

manifestaçoes em diadema O Sindicato deu prosseguimento nesta sexta, 30, às atividades de mobilização nas agências para pressionar os bancos a apresentarem uma proposta decente, que contemple as reivindicações da categoria, com aumento real. Os diretores visitaram locais de trabalho na cidade de Diadema, conversando com os bancários e sociedade.

Na noite de ontem, na 12ª rodada de negociações, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou duas novas propostas de reajustes que foram recusadas pelo Comando Nacional, assim como as duas apresentadas um dia antes. Todas as propostas de reajustes foram rebaixadas e distantes das reivindicações.

A categoria bancária reivindica aumento real. Segundo levantamento do Dieese, dos 9.604 setores no País que já firmaram acordos ou convenções, em 2024, apenas 12,8% foram escalonados; ou seja, por faixa salarial, como a Fenaban propôs. Além disso, mais de 85% tiveram aumento real médio de 1,54%, enquanto os bancos querem impor ganhos reais entre 0,09% e 0,23%.

 

Com a proposta que a Fenaban tentou impor o reajuste da categoria bancária estaria entre os piores firmados neste ano. O comando deixou claro que não aceitará nenhuma proposta que divida a categoria por faixas salariais e desvalorize o trabalho das bancárias e bancários.

As negociações foram retomadas nesta sexta, mas até o início da tarde não havia novidades. Assembleias de avaliação da campanha nacional estão agendadas para a próxima quarta-feira, 4, em todo o País, inclusive no nosso Sindicato. O encontro será de forma presencial, com plenária a partir das 18h na Rua Xavier de Toledo, 268, Centro, Santo André, seguido de votação de forma remota/virtual das 19h até as 22h.

Acompanhe os desdobramentos das negociações nas redes sociais do Sindicato.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS