Hoje é Dia do Bancário, cuja garra, história de lutas e conquistas é referência para todos os trabalhadores
Hoje, 28 de agosto, é o Dia do Bancário, uma justa celebração que marca a trajetória de lutas da categoria, seu pioneirismo e conquistas ao longo de décadas.
A data diz respeito à greve da categoria no ano de 1951, quando os bancários cruzaram os braços por 69 dias.
Ao final da greve, foi conquistado de 30% nos salários, quando os banqueiros queriam conceder 20%.
Essa mobilização também trouxe a contestação dos dados oficiais de inflação divulgados pelo governo.
A partir daí surgiram as bases para criação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que até hoje fornece dados e análises econômicas para o movimento sindical.
Os bancários têm uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional e unificada, o que garante direitos que vão além dos previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A categoria também é pioneira em discussões de cláusulas sociais, como a igualdade de oportunidades, o combate à violência contra as mulheres e o respeito às relações homoafetivas.
“Somos uma categoria de mobilização e luta. Não se pode confundir conquistas com benefícios, pois, se não fosse a garra dos bancários e seus sindicatos, os bancos não concederiam avanços”, afirma o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.
Nesse momento, a categoria segue em luta pela garantia de seus direitos e melhores salários e condições de trabalho, em plena campanha nacional.
Já são dois meses de negociação sem que se tenha chegado a um desfecho favorável. “Neste Dia do Bancário precisamos ter consciência da importância de nossa união para continuar avançando em nossas conquistas. Viva a categoria bancária!”, destaca Gheorge.
Festa dos Bancários – Como acontece tradicionalmente, o Sindicato vai promover a Festa dos Bancários para celebrar a data. Nesse ano ela será na Estância Alto da Serra, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, no próximo dia 13 de setembro a partir das 19h. Em breve novas informações serão divulgadas; acompanhe nas redes sociais do Sindicato.