Área restrita

Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades prioriza o debate sobre PCD (Pessoas com Deficiência)

Sindicato
Tipografia

Nesta quarta-feira (27), a Contraf-CUT e a Fenaban voltaram a se reunir, em São Paulo, na Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades. O principal assunto abordado foi PCD (Pessoas com Deficiência).

Os bancos apresentaram o Programa de Valorização da Adversidade com foco específico nas pessoas com deficiência. Com base nesta apresentação, foram apontados os números do ano de 2008 (I Censo da Diversidade), que corresponde a 1,8%, de 2014 (II Censo da Diversidade), que corresponde a 3,6% e em 2016, o Cadastro, segundo a Febraban, este número passou a ser 4%. Segundo a avaliação da própria Febraban, estes dados representam um avanço na inclusão de PCD’s no sistema financeiro.

Os bancos continuam apresentando dados que estão aquém da expectativa dos bancários. Mesmo com a evolução para 4%, o banco poderia contratar mais pessoas com deficiência, além de dar melhores condições de trabalho com ascensão no ambiente profissional.

Após a apresentação, os representantes dos trabalhadores abordaram a questão da contratação, da ascensão profissional e acessibilidade.

Embora a reunião não tenha apresentado um resultado esperado, este canal de negociação já representa um avanço. Foram colocadas as preocupações da categoria referente a contratações, acessibilidade e ascensão profissional.

Próxima reunião

A próxima reunião da Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades ocorrerá em novembro deste ano.

Fonte: Contraf-CUT