Na manhã dessa quarta-feira, 06, o SindSaúde ABC organizou uma ato em frente ao Hospital Brasil de Santo André com apoio do Sindicato dos Bancários do ABC e do movimento sindical da região e Guarulhos.
O ato foi seguido por uma assembleia para marcar a Campanha Salarial dos trabalhadores da saúde do ABC.
A mobilização teve início às 5h30, quando começam a chegar os funcionários do primeiro turno, e estendeu-se até por volta de 8h30. Eram cerca de 7h quando o presidente do SindSaúde, Almir Rogério “Mizito” deu início à assembleia lembrando, primeiramente, que o Sindicato não é o prédio e nem a diretoria: “O Sindicato são vocês e é preciso ter bem claro que vocês têm o direito de lutar por seus direitos”, afirmou, completando: “Estamos aqui informando os usuários do sistema de saúde sobre as condições de trabalho aqui no Hospital Brasil e em toda a Rede D’Or, sobre os lucros que esses patrões têm obtido e sobre a esmola que eles querem dar para os trabalhadores”.
Responsável, na região do ABC, pelos hospitais Brasil e Bartira, em Santo André, e Assunção e IFOR, em São Bernardo, a Rede D’Or obteve, em 2015, receita 30,8% superior à de 2014, ou R$ 6,8 bilhões. “Mesmo com esse lucro, quer dar um reajuste de 7% parcelado em três vezes, quando a inflação do período (maio/2015 a abril/2016) ficou em 9,83%.", explicou Mizito.
O movimento vai continuar e pode chegar à greve a qualquer momento. O aviso de greve, aprovado em assembleia da categoria no dia 20 de junho, foi enviado a todos os sindicatos patronais. exemplo”, disse.