Com a presença de sindicalistas, políticos e bancários aconteceu nesta terça-feira, 26, a segunda rodada do Ciclo de Palestras em comemoração ao mês do trabalhador na Sede Social do Sindicato. O tema da noite foi Política e Poder, com o palestrante Paulo Vannuchi , ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos.
O atual diretor do Instituto Lula, formado em jornalismo e com mestrado em ciência política, fez um balanço do momento político do Brasil e fez um paralelo com a história recente do País, inclusive relatando um pouco de sua própria história como militante de esquerda e preso político durante a ditadura civil-militar.
Segundo Vannuchi a política não deve estar diretamente e somente ligada ao poder. “O conceito de poder em ser a capacidade de induzir outros à mudança de conduta é bem polêmica pois ele pode ser utilizado, também, apenas como benefício próprio ou de interesses individuais e de grupos”, explicou o ex-ministro que disse ainda que o contraponto entre política e poder está, por exemplo no poder da mídia que, hoje no Brasil, é mais forte que os próprios partidos políticos. No entanto Vannuchi afirma que a política deve ser feita mesmo sem o poder. “Não podemos dizer que só fazemos política quando temos o poder nas mãos. Política deve ser feita com dignidade, é necessária e sem ela regredimos”, disse.
Durante sua palestra Vannuchi fez também uma análise da conjuntura econômica do Brasil e disse que a crise mundial tem um efeito prolongado que mexe com o País. “Nos últimos anos o mundo passou por diversas crises econômicas e sociais, países de primeiro mundo tiveram dificuldade em enfrenta-las, enquanto que o Brasil foi um dos últimos a sentir seus efeitos e o primeiro a superar e, novamente, estamos atravessando um período conturbado e ajustes são necessários para continuar com o crescimento do País”, falou o palestrante.
Organização dos Estados Americanos
Durante sua militância política, Paulo Vannuchi trabalhou com as pastorais da Terra, a Operária e as Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica e, em 2013, foi um dos eleitos para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). “Entre os objetivos da OEA estão o fortalecimento do regime democrático dos países do continente americano, a busca por soluções pacíficas para conflitos econômicos, sociais e culturais entre os países membros, além da integração econômica e tratamento de questões que envolvem o meio ambiente”, explicou.
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, um dos órgãos da OEA, é responsável pela promoção e pela proteção dos direitos humanos. É constituída por sete membros, eleitos pela Assembléia Geral, que exercem suas funções em caráter individual por um período de quatro anos, podendo ser reeleitos uma só vez.
Após a exposição do tema, Paulo Vannuchi respondeu perguntas dos participantes que se mostraram muito interessados no assunto, tanto que, ao final não foi possível responder a todas as questões devido ao tempo extrapolado.
Comunicação e Cidadania
O Ciclo de Palestras em comemoração ao mês do trabalhador continua nesta quinta-feira, 28, às 19 horas, quando será a vez do jornalista e blogueiro Renato Rovai, que abordará o tema Comunicação e Cidadania. A palestra é gratuita e acontece na sede social do Sindicato, à rua Xavier de Toledo 268, no centro de Santo André. Os interessados em participar podem confirmar presença pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
[caption id="attachment_8023" align="aligncenter" width="227"] "Política deve ser feita com dignidade, é necessária e sem ela regredimos" Paulo Vannuchi[/caption]