Encabeçada pelo atual secretário de finanças do Sindicato, Belmiro Moreira, a Chapa 1 foi eleita para dirigir o Sindicato no triênio 2015/2018 com 97,8% dos votos válidos. Foram registrados 1,6% de votos em branco e 0,6% nulos de um total de 3536, ou seja, 82% dos associados aptos a votar. A nova diretoria assume em primeiro de julho.
Para o presidente eleito, Belmiro Moreira, essa eleição mostra a confiança da categoria na atual direção do Sindicato e nas conquistas obtidas nos últimos anos. “A nossa luta sempre foi por melhores condições de trabalho para todos os bancários da Região e, nesta nova gestão, tenho certeza que toda a diretoria estará empenhada nessa missão”, disse Belmiro. “Estarei presidente neste próximo período, mas as decisões são coletivas, pois todos bancários têm direito a voto em nossas assembleias”, complementa.
Para Eric Nilson que deixará o cargo de presidente e fará parte do Conselho de diretores do Sindicato, a eleição deste ano mais uma vez mostra a força e a organização dos bancários do ABC. “Foi essa organização que nos trouxe, nos últimos anos, conquistas econômicas e sociais, fazendo da categoria bancária uma das mais importantes do Brasil”, explica Eric.
Acompanharam a apuração várias lideranças do movimento sindical e parlamentares, entre eles, o novo presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten; o coordenador da CUT ABC, Cladeonor Neves; vereadora de Santo André, Professora Bete Tonobohn Siraque; o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo, Tarcísio Secolli e Vanderlei Siraque.
Para Roberto von der Osten, a chapa vencedora tem grandes lideranças que contribuíram imensamente para a melhoria de vida dos bancários. “Com certeza toda a nova diretoria eleita saberá dirigir com sabedoria e combatividade o Sindicato dos Bancários do ABC”, disse Roberto. Essa é a opinião de todos os participantes que enalteceram em seus discursos a história desse Sindicato. Segundo Vanderlei Siraque o Sindicado se fortaleceu e, com essa votação, a nova diretoria ganhou a confiança da categoria que quis a continuidade do trabalho da diretoria atual.
O processo eleitoral teve início em 28 de janeiro onde, em assembleia, os associados votaram e elegeram os três integrantes da comissão coordenadora: Valdir Machado de Oliveira, Diretor de Relações Sindicais da Fetec-SP e funcionário do Itaú; Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo e funcionária do Bradesco e Orlando Puccetti Jr., bancário aposentado do Santander. O prazo para inscrição de chapas foi de 4 a 26 de fevereiro, ou seja, 15 dias úteis, e apenas uma chapa se inscreveu para concorrer às eleições.
A chapa vencedora é composta pelos seguintes nomes:
DIRETORIA EXECUTIVA:
Presidência – Belmiro Aparecido Moreira (HSBC);
Secretaria Geral – Gheorge Vitti Holovatiuk (Bradesco);
Secretaria de Finanças – João Antonio Pires (Santander);
Secretaria de Imprensa e Comunicação – Otoni Pedro de Lima (Banco do Brasil);
Secretaria de Formação Sindical – Elaine Cristina Meirelles (Itaú);
Secretaria de Assuntos Jurídicos – Genilson Ferreira de Araujo (Bradesco);
Sec. de Saúde e Condições de Trabalho - Adalto Pinto (Caixa);
Secretaria Esporte-Cultura – Gilberto Soares Paiva (Itaú);
Secretaria de Relações Sindicais e Sociais – Elisabeth Lopes Jorge (Itaú);
Conselho Fiscal:
Elson Marcos Siraque (Bradesco), Maria Rita Serrano (Caixa) e Yasuki Niiuchi (Bradesco);
Conselho Fiscal – Suplentes:
– Adinea Aparecida Rodrigues da Silva (Santander) e Inez Galardinovic (Caixa);
Conselho de Diretores:
Adma Maria Gomes (Itaú), Ageu Ribeiro Moreira (Santander), Anaide Silva (HSBC), Carina Marasco Leone (Itaú), Claudia Ribeiro Pereira (Santander), Darci Torres Medina (Itaú), Edson Aparecido da Silva (Bradesco), Eric Nilson Lopes Francisco (Santander), Hugo Martins de Souza Saraiva (Caixa), Itamar José Batista (Santander), Jorge Luiz Furlan (Caixa), Karin Diaz Gonzalez (Banco do Brasil), Marcelo Alves de Souza (Itaú), Teresa Cristina Malosso (HSBC), Vagner de Castro (Santander) e Wagner Roberto Arruda Leme (Santander).