Bancários da ativa e aposentados sindicalizados podem votar até a próxima quarta, dia 15
Começa nesta segunda, 13, e prossegue até 15 de abril a eleição para definir a diretoria que assumirá o Sindicato dos Bancários do ABC na gestão 2015-2018. O pleito tem uma única chapa concorrente, a Chapa 1 – Experiência e Garra, encabeçada por Belmiro Moreira, bancário do HSBC e atual secretário de Finanças da entidade.
Durante os três dias os bancários poderão votar em urnas itinerantes que serão levadas aos locais de trabalho ou na urna fixa na sede do Sindicato, à rua Francisco Amaro 87, no Centro de Santo André, das 8h às 18h. Para votar é necessário apresentar documento de identidade com foto. A apuração dos votos acontecerá a partir das 18h do dia 15, na sede social do Sindicato (rua Xavier de Toledo, 268, Centro, Santo André).
História - O Sindicato dos Bancários do ABC completa 56 anos de existência neste ano, sendo duas décadas sob gestão cutista. Integra a federação e confederação dos bancários da CUT (Fetec-CUT/SP e Contraf-CUT) e representa cerca de 7.000 bancários na região do Grande ABC, que atuam em 400 agências e 80 Postos de Atendimento Bancários (PABs). Do total, aproximadamente 4.800 são sindicalizados. Todos os sócios da ativa e aposentados têm direito a voto. Atualmente o Sindicato é presidido por Eric Nilson Lopes Francisco, bancário do Santander.
Avaliação – Pesquisa realizada pela empresa Acerte entre os dias 28 de janeiro e 5 de fevereiro com 380 bancários do Grande ABC detectou que a atuação do Sindicato é considerada boa e ótima por 82% da categoria, e que 74% aprovam a atual diretoria. O estudo, quantitativo, fez abordagem telefônica nos locais de trabalho e apresenta margem de erro de 5%.