[caption id="attachment_7140" align="alignright" width="283"] Atores da Arca durante atividade do Sindicato na agência do Bradesco na rua Senador Fláquer[/caption]
Manifestação, com divertida performance teatral, aconteceu nessa terça-feira em agências da região central de Santo André
O Sindicato realizou nesta terça-feira (02/12) atividade em agências bancárias da rua Senador Fláquer e adjacências, em Santo André, para esclarecer a clientes e usuários os seus direitos como consumidores dos serviços bancários. O objetivo é também denunciar um verdadeiro apartheid social e econômico que vem sendo promovido pelas instituições financeiras, ao tentar impedir o acesso daqueles que têm menos dinheiro à agência, empurrando-os para o autoatendimento e correspondentes bancários.
Com a ajuda de atores da Arca, a atividade do Sindicato torna-se lúdica e divertida, já que eles representam o banqueiro – que tenta impedir o acesso – e a funcionária bancária, que explica os direitos aos clientes e usuários. A sensação de estranheza inicial dos que presenciam a performance é logo substituída pelo riso e a concordância de que a cada dia fica mais difícil entrar nas agências e ser atendido pelos caixas. Embora todos os bancos adotem essa conduta – ilegal, segundo regulamentação do Banco Central -, a situação está ainda mais grave no Bradesco, que em muitas unidades faz um verdadeiro ´bloqueio´ para afastar os clientes e usuários.
A atividade prosseguiu em várias agências, como Caixa, Banco do Brasil e Santander, entre outras. Os diretores também distribuiram o Jornal do Cliente, publicação do Sindicato que informa sobre direitos, onde e como reclamar, e apresenta dados sobre a questão da segurança bancária.