Área restrita

Redes Sindicais de Bancos Internacionais se reúnem nos dias 5 e 6

Sindicato
Tipografia

Eric Nilson, presidente do Sindicato, representa o ABC no encontro

Bancários do Brasil, entre eles o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Eric Nilson, participam nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de junho, em Lima, capital do Peru, da 10ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais. Estarão presentes representantes de trabalhadores do Santander, BBVA, HSBC, Itaú, Banco do Brasil e Scotiabank de vários países das Américas.

O evento é promovido pela UNI Américas Finanças e Comitê de Finanças da Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), com o apoio dos sindicatos peruanos filiados, Sudecrediscotia e CFEBBVA.

A organização das redes sindicais é muito importante para trocar experiências, definir jornadas conjuntas e abrir negociações com os bancos para ampliar os direitos e as conquistas dos trabalhadores. A partir das redes sindicais dois acordos marcos globais já foram assinados. O primeiro foi com o Banco o Brasil, conquistado em 2011 e renovado em 2013, e o segundo com o Itaú, firmado pela vez em 21 de março deste ano.

O acordo marco garante direitos fundamentais para os bancários em todos os países onde o banco atua, como o direito à organização sindical, o direito de sindicalização, o direito à negociação coletiva e o direito à contratação.

Será dada continuidade aos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos há alguns anos, promovendo uma ação sindical conjunta no continente americano. Serão definidas as ações que darão norte e possibilitarão atingir os bancos em vários países. É um espaço de discussão que tem tido grande importância, que deve ser valorizado e fortalecido.

Fonte: Contraf-CUT