Medida coloca em risco segurança dos trabalhadores, clientes e usuários
Depois de receber denúncias, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) enviou ofício ao Banco Mercantil, na quinta-feira (27), para questionar a retirada dos vigilantes das agências e dos postos de atendimento (PAAs).
No ofício, a COE salientou que o banco precisa prezar pela integridade física e moral dos bancários, que tanto se esforçam para o crescimento dos lucros, e dos usuários de seus serviços.
Apenas no 1° trimestre de 2024, o Mercantil obteve lucro recorde de R$ 165 milhões, com um aumento de 142% em 12 meses.
“Apesar desse lucro todo o banco continua a desvalorizar seus funcionários, assim como os clientes e usuários, e exemplo disso é a retirada dos vigilantes, aumentando a insegurança”, afirma o diretor do nosso Sindicato, Yasuki Niiuchi.
“Essa será uma das reivindicações da campanha salarial dos bancários, nesse novo modelo de agências de negócios, é fundamental ter vigilantes nas agências”, completa o coordenador do Coletivo de Segurança Bancária da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Jair Alves.
Denuncie - É fundamental que bancárias e bancários conheçam a CCT e denunciem ao Sindicato qualquer desrespeito aos seus direitos.
Fonte: Contraf-CUT, com edição