Trabalhadoras e trabalhadores de diversas categorias vão se reunir em Brasília nesta quarta, 22 de maio, na Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras representações sindicais. Com o tema “Dignidade para quem faz o Estado”, os manifestantes vão se encontrar em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, de onde partirão, às 10h, em direção à Esplanada dos Ministérios. O Sindicato participa da atividade.
A ideia é apresentar ao presidente Lula e ao Congresso Nacional uma agenda que garanta o pleno emprego, melhores salários e o desenvolvimento econômico e social. Estão entre as bandeiras de lutas a revogação das reformas Trabalhista e da Previdência e do Novo Ensino Médio, além da valorização do salário-mínimo e das aposentadorias. “Queremos fazer uma marcha expressiva para dizer às autoridades qual é nossa pauta, como trabalhadores brasileiros, e reivindicar melhorias nas condições de trabalho, aposentadoria, educação; ou seja, para podermos ter trabalho digno e uma vida de melhor qualidade”, afirma o secretário de Comunicação do Sindicato, Belmiro Moreira.
Na plenária unitária das centrais sindicais será produzida ainda uma agenda permanente de mobilização dentro do Congresso Nacional. A manifestação também vai reforçar a solidariedade do movimento sindical à população do Rio Grande do Sul: desde o início das enchentes, sindicatos e entidades estão na linha de frente para ações de acolhimento, atendimento, abrigo e doações.