Evento, no bairro do Cambuci, terá artesanato, exposições, produtos da economia solidária, tattoo, venda de alimentos e cozinha dos sem-terra
São Paulo – A CUT de São Paulo promove no próximo sábado (19) seu 1º Festival de Culturas e Artes. O evento, que faz parte das comemorações pelos 40 anos da central, será realizado na Nave Coletiva do Mídia Ninja (rua José Bento, 106, Cambuci, bairro da zona sul da capital). Serão diversas atividades, das 10h às 22h.
Segundo a CUT paulista, o festival terá artesanato, exposições (fotográficas e de desenhos), comercialização de produtos da economia solidária, tattoo, venda de alimentos e cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Além disso, haverá participação de povos indígenas, apresentações musicais – de vários gêneros –, coro de mulheres, declamação de poesia e contação de histórias. Também estão previstas mesas de debate sobre trabalho no setor cultural, trabalho decente, criminalização de movimentos sociais e povos originários.
Novo momento
“Vivemos um novo momento no Brasil em que a cultura está tendo seu devido valor por meio de planos, projetos e fomentos”, afirma o secretário de Cultura da CUT-SP, Carlos Fábio, o Índio. “Temos que debater, refletir, sugerir, deliberar sobre essa importante área para juntos ampliarmos nossa luta por direitos, valorização e reconhecimento dos fazedores e fazedoras de cultura. O festival tem essa premissa.”
A CUT foi criada em 28 de agosto de 1983, durante congresso em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A entidade realizará seu 14º congresso nacional (Concut) de 19 a 23 de outubro, em São Paulo. Já a CUT-SP fará seu 16º congresso estadual (Cecut) nos próximos dias 25 a 27, em Praia Grande, na Baixada Santista. Serão 750 participantes no total, sendo 660 delegados dos vários ramos de atividade.
Com informações de Vanessa Ramos, da CUT-SP