Área restrita

Em defesa dos Meninos e Meninas de Rua

Notícias
Tipografia


8D011D6E 502E 4E0A 9452 37A2E83B600FO Projeto Meninos e Meninas de Rua, em São Bernardo, é uma referência nacional na defesa das crianças em situação de vulnerabilidade. Ele surgiu em meados dos anos 1980, tornou-se ONG com o passar dos anos e realiza ações em diversas frentes, como oficinas de cultura, esporte e lazer, atendendo centenas de pessoas. No entanto, desde 2020 vem sendo ameaçado de despejo pelo prefeito da cidade, Orlando Morando e, no último dia 26 de julho, foi concedida ordem de despejo pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. O Sindicato repudia essa decisão e expressa sua solidariedade à entidade na nota abaixo:
O Sindicato dos Bancários do ABC vem a público expressar seu repúdio à decisão de despejar de sua sede a ONG Meninos e Meninas de Rua, de São Bernardo. Sabemos do importante trabalho ali realizado junto à população mais vulnerável desde o início dos anos 1980, em especial crianças e adolescentes em situação de rua, tanto na promoção de atividades e alimentação quanto na defesa de seus direitos. A iniciativa do prefeito da cidade, Orlando Morando, por trás do pedido de despejo, é lamentável e desumana, pois tenta acabar com um projeto que alimenta vidas e sonhos em busca de oportunidades e menos desigualdade.
A ONG Meninos e Meninas de Rua atende anualmente mais de duas mil crianças e adolescentes, com distribuição de alimentos, oficinas culturais, assistência psicológica e encontros educativos, entre outros, expandindo a assistência, inclusive, às mães desses jovens. Na pandemia, atuou para garantia da segurança alimentar, com a distribuição de mais de 10 toneladas de cestas básicas e produtos de higiene. São iniciativas que a prefeitura da cidade deveria apoiar e estimular, mas, ao contrário, ameaça extinguir com a negativa em renovar a concessão do espaço e, agora, com uma ordem de despejo.
O Sindicato vem acompanhando e denunciando essas ameaças desde o início, assim como outros setores da sociedade civil, que também já se manifestaram publicamente. Expressamos, portanto, toda nossa solidariedade aos Meninos e Meninas de Rua, e convidamos toda a sociedade a participar dessa corrente para garantir a continuidade das ações da ONG.
Sindicato dos Bancários do ABC
28 de julho de 2023

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS