Publicação foi lançada nesta quarta, 28, e traz textos sobre o impacto da Selic no desenvolvimento do País, desempenho dos bancos e saúde da categoria bancária, entre vários outros temas
A 26a. Carta de Conjuntura da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) foi lançada nesta quarta, 28, reunindo 36 notas técnicas de 102 autores, entre os quais 22 professores da escola, 42 alunos e 22 parceiros e convidados. O presidente do nosso Sindicato, Gheorge Vitti, o secretário de Comunicação, Belmiro Moreira, e o assessor Cláudio Pereira Noronha participam da edição.
Eles assinam a nota ´A taxa básica de juros do Banco Central (Selic) e o crescimento econômico do País”. O texto faz uma análise do quanto o atual patamar da Selic (13,75%) pode constituir um entrave para retomada do crescimento econômico do Brasil e a consequente geração de emprego e renda (pg 21).
Outro artigo que trata do sistema financeiro é o da economista Vivian Machado, técnica do Dieese na Contraf-CUT, que aborda o tema “O desempenho dos bancos em 2022: taxa de juros altas garantem resultados apesar do provisionamento extraordinário” (pg.12). Ela também discorre sobre o trabalho bancário em “A (falta) de saúde e os desligamentos na categoria bancária” (pg 250).
Além de economia, a publicação traz o debate para outras oito áreas temáticas: políticas setoriais e regionais; gestão e regulação; empreendedorismo e inovação; educação e qualificação profissional; sociedade, segurança, saúde e meio ambiente.
Segundo o professor Jefferson José da Conceição, da coordenação do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Inovação e Conjuntura da universidade (Conjuscs), a partir desta edição, em parceria com o setor de comunicação e a gestão dos cursos da mesma área, deverão ser realizados podcasts com autores de notas técnicas, para promover a divulgação e o debate da Carta.
Para a íntegra da edição acesse o QR Code (https://www.uscs.edu.br/boletim/1603).