Manifestação rumo a Brasília acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto
A Marcha das Margaridas 2023 foi lançada no último 5 de maio em São Paulo: a manifestação, que reúne milhares de mulheres do campo e da cidade rumo a Brasília, será realizada entre os dias 15 e 16 de agosto com o lema “Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. A Marcha acontece desde o ano 2000, para reivindicar direitos e marcar o aniversário da morte da trabalhadora rural, defensora dos direitos humanos e sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 12 de agosto de 1983.
Na edição 2023 os principais eixos tratam de lutas por uma democracia participativa, com soberania popular; poder e participação política das mulheres; proteção da natureza com justiça ambiental e climática; fim de todas as formas de violência, racismo e sexismo; agroecologia; autonomia das mulheres sobre seu corpo e sexualidade; educação de qualidade no campo e na cidade; geração de trabalho e renda; saúde e previdência pública e solidária, entre outros.
“Nesse 2023 temos uma conjuntura mais favorável e, portanto, uma grande oportunidade para avançarmos em nossas pautas. Mas sabemos que, sem luta, nada se conquista”, afirma a secretária de Formação do Sindicato, Inez Galardinovic. A marcha também tem um hino, intitulado ´Canto das Margaridas´ - confira no quadro.