Área restrita

1.º de Maio de festa e luta

Notícias
Tipografia

1demaiodemocracia2804Sindicato participa do grande evento que acontece hoje no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, para celebrar e reivindicar emprego, renda, direitos e democracia.

Um grande evento para celebrar o dia dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros acontece hoje, 1.º de Maio, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Organizado de forma unificada pelas centrais sindicais, entre elas a CUT, reúne representantes de diversas categorias para reivindicar emprego, renda, direitos e democracia. O Sindicato participa da atividade, iniciada pela manhã e que deve se estender até o final do dia.

“Estamos aqui para celebrar e também para apresentar nossas reivindicações e mostrar nossa disposição de luta. Com as eleições, temos novamente um representante da classe trabalhadora na presidência, significando uma grande vitória, mas precisamos enfrentar muitos desafios para reconstruir o Brasil que desejamos”, afirma o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.

O secretário de Comunicação do Sindicato e da CUT-SP, Belmiro Moreira, também presente ao ato, destaca a necessidade de união da classe trabalhadora que, organizada junto a seus sindicatos, pode caminhar na direção de conquistas fundamentais, tais como o trabalho decente, a igualdade de oportunidades para homens e mulheres, a geração de emprego e renda. “Hoje felizmente há um governo que nos ouve, bem diferente do anterior, então vamos nos unir e levantar nossa voz para avançar nos direitos trabalhistas e como cidadãos”, aponta.

Vários outros diretores do Sindicato também participam da atividade no Vale. Além dos discursos - estão presentes representantes políticos, sindicais e de movimentos populares, além de convidados nacionais e internacionais -, a programação inclui shows com Zé Geraldo, Leci Brandão, Toninho Geraes, Almirizinho, MC Sofia, Edi Rock e Dexter, entre outros.

Os 15 pontos em destaque na pauta deste 1.º de Maio vão além das questões trabalhistas e incluem, por exemplo, a defesa das empresas públicas, as ações contra a violência e o racismo e mudanças na educação, com a revogação do ´novo´ensino médio. Confira:

– Fortalecimento das negociações coletivas
– Mais empregos e renda
– Fim dos juros extorsivos
– Política de valorização do salário mínimo
– Direitos para todos
– Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista
– Fortalecimento da democracia
– Aposentadoria digna
– Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)
– Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)
– Contra o assédio moral, a violência e o racismo
– Revogação do “Novo” Ensino Médio
– Desenvolvimento econômico e social
– Regulamentação do trabalho por aplicativos
– Em defesa das empresas públicas

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS