Banco espanhol atendeu pedido de antecipação feito pelo movimento sindical há uma semana
O Santander informou nesta quarta, 8, que vai pagar em 28 de fevereiro a segunda parcela da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) referente a 2022. Neste mesmo dia o banco fará também o pagamento de regra básica da PLR (teto de 2,2 salários), adicional da PLR, PPR, PPE e PPG para os funcionários elegíveis.
Há uma semana a Contraf-CUT encaminhou ofício solicitando a antecipação do pagamento da PLR, já que pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) os bancos privados têm até o dia 1º de março de 2023 para realizar o depósito. O Itaú informou que pagará nesta data. A PLR dos bancários é uma conquista da categoria, pioneira nesse direito em convenção nacional a partir de 1995.
Apesar do prazo legal, o movimento sindical sempre solicita a antecipação da PLR, pois são muitos os gastos extras no início do ano, tais como IPTU, IPVA, material escolar etc. Em geral, a maioria dos bancos concorda em antecipar.
Já a data de pagamento nos bancos públicos é diferente. Na Caixa o pagamento pode ser efetuado até 31 de março e, no Banco do Brasil, em até dez dias úteis após a data de distribuição dos dividendos ou JCP-Juros aos acionistas.
A Contraf-CUT enviou ofício também aos bancos públicos solicitando a antecipação da PLR.