Objetivo é esclarecer sobre andamento das negociações com os bancos e pressionar por propostas satisfatórias
Bancários de todo Brasil realizam nesta terça-feira (23) um Dia Nacional de Luta para informar categoria e sociedade sobre o andamento das negociações da Campanha Nacional 2022 com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Até agora, após mais de uma dezena de encontros, os bancos não apresentaram propostas satisfatórias. Hoje tem nova rodada.
No Grande ABC o Sindicato visita agências e distribui boletim que informa sobre o crescente lucro dos bancos, a alta inflacionária e a necessidade de que as reivindicações dos trabalhadores seja atendida. Os cinco maiores bancos do País - Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander -, por exemplo, obtiveram juntos um lucro de R$ 56,5 bilhões nos seis primeiros meses de 2022. Esse valor é 14,4% superior a igual período do ano passado, com rentabilidade de 18% em 12 meses, e deixa explícito que os banqueiros podem repassar facilmente o reajuste reivindicado.
Entre as agências da região que recebem hoje o Sindicato estão as do Bradesco de São Caetano (agências 122 e 3560 - Prime), como se pode conferir nas imagens. Além das mobilizações nos locais de trabalho também há protestos no ambiente online, com manifestações nas redes sociais e uso da hashtag #QueVergonhaFenaban. Afinal, a Fenaban não se manifestou satisfatoriamente em propostas de reajuste salarial nem PLR. Também não houve retorno sobre ajuda de custos com o teletrabalho ou combate ao assédio sexual no setor. Ontem (22) os bancos propuseram correção aos vales alimentação e refeição de apenas 81% da inflação, o que foi rejeitado pela categoria.
Confira álbum de fotos completo, clique aqui.