Área restrita

13 de maio: racismo ainda é realidade e população negra sofre com desigualdade

Notícias
Tipografia

Diaabolicao1305Nesta sexta, 13 de maio, a Lei Áurea, que marcou a abolição da escravatura no Brasil, completa 134 anos. A data, porém, é muito mais reflexiva do que comemorativa, porque a situação dos negros no País ainda é de imensa desigualdade. A população negra sofre mais com o desemprego e a falta de oportunidades e há, sim, racismo, apontando para uma abolição inacabada.

Ao longo dos anos os negros vêm reagindo a essa condição, com o surgimento de lideranças como Zumbi dos Palmares, o que remete ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, essa sim uma data reconhecida pelos movimentos sociais. No entanto, ainda hoje, mulheres e jovens negros são as principais vítimas da exclusão, da violência, do trabalho precarizado, entre muitas outras tragédias.

O Sindicato, junto à CUT e movimentos sociais, luta para modificar esse cenário, repudiando o racismo e levantando a bandeira da igualdade, por intermédio de políticas públicas eficazes que permitam a plena cidadania para a população negra.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS