Área restrita

Usar máscara em ambientes fechados ainda é fundamental, alerta Sindicato

Notícias
Tipografia

Contraf-CUT também divulgou nota falando da importância da medida, embora Estado e cidades do Grande ABC tenham tornado o uso opcional


Continueusandomascara1803A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulga hoje (18) seu posicionamento contrário à liberação do uso de máscaras em locais fechados, anunciada nesta semana por alguns estados, entre eles São Paulo. No Grande ABC prefeitos de seis cidades, reunidos no Consórcio Intermunicipal, também informaram nesta sexta que vão seguir o decreto estadual. O Sindicato é contra essa flexibilização, por entender que o risco de contrair covid-19 é ampliado e atinge diretamente bancários, clientes e usuários dos bancos.

“Infectologistas e cientistas renomados alertam que a pandemia ainda não acabou. Há novos surtos da doença na Ásia e na Europa, então é fundamental manter o uso da máscara, principalmente em locais fechados, como nos bancos”, afirma o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti. Na região o uso da máscara passa a ser opcional em ambientes fechados nas cidades de Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, com exceção do transporte público, incluindo em terminais de ônibus e estações de trem, e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, onde segue obrigatória. Já São Bernardo manteve obrigatoriedade também em estabelecimentos de ensino.

Verdade mascarada em ano eleitoral - O cientista Miguel Nicolelis alerta que remover as máscaras e tentar mascarar a verdade ou confundir a sociedade com a falsa dicotomia epidemia x endemia é atentar contra a saúde de milhões de brasileiros. “Este é um vírus para não se ter nunca. Nem de forma assintomática, branda ou leve. Ele pode causar múltiplas complicações crônica graves que reduzem a qualidade de vida para sempre e podem ser fatais”, afirmou, ao lembrar que todo o mundo vai ter que lidar nos próximos com milhões de pessoas sofrendo de consequências graves desta pandemia.

“Como ela não acabou, quanto mais pessoas se infectarem pelo descaso das autoridades, mais casos de covid crônica ocorrerão no futuro”, apontou. Ele acredita que todas essas medidas precoces são motivadas por estarmos em ano eleitoral. “Pelo seu bem e pelo bem dos seus familiares e da sociedade como um todo, mantenha o uso das máscaras, evite ao máximo aglomerações, vacine-se e não ceda à tentação de achar que o normal voltou só porque políticos incompetentes e irresponsáveis decretaram. O preço desta rendição incondicional é caro demais: a qualidade da sua vida futura – ou a falta dela – está em jogo.Use máscaras e diga não ao absurdo”, aconselha.

Como faz desde o início da pandemia, o Sindicato continuará fiscalizando a situação nas agências e demais locais de trabalho e cobrando medidas de proteção à covid-19. “Vamos manter todos os cuidados e seguir reivindicando proteção a todos, bancários e sociedade, e com especial atenção aos mais vulneráveis”, destaca o presidente do Sindicato.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS