Diretoras do Sindicato participaram do evento
As diretoras sindicais Anaide Silva, a Nana, Inez Galardinovic e Carina Leone participaram hoje (25) de atividade sobre o "Dia Internacional de luta pela eliminação da violência contra a Mulher". O encontro, virtual, foi organizado pela Rede UNI Mulheres Brasil e debateu, entre outros itens, a convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), destacando a importância de o Brasil ratificar essa convenção.
A convenção 190 da OIT entrou em vigor em junho de 2021 e visa combater a violência e o assédio no ambiente de trabalho. Na categoria bancária essa preocupação já ocupa as negociações com os bancos, sendo conquistado inclusive canal de atendimento às mulheres em situação de violência. A Contraf-CUT e seus sindicatos também estão implementando em todo o Brasil o Projeto Basta, para capacitar entidades sindicais a prestar assistência jurídica gratuita a mulheres em situação de violência (veja mais na matéria sobre o tema no site).
“Temos leis avançadas no País, como a Lei Maria da Penha, mas é preciso ampliar essa legislação para o mundo do trabalho e pressionar para que de fato funcione de forma efetiva”, destaca a diretora Nana, lembrando que o combate à violência contra a mulher é urgente e deve ser travado em todas as frentes da sociedade.