Instituições são essenciais para o desenvolvimento do Brasil
Além das campanhas dos bancários do Bradesco e Itaú (leia mais no site), o Sindicato participa, junto com a Contraf-CUT, da campanha em defesa dos bancos públicos, fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e com forte ação também regionalmente, na infraestrutura para a execução de políticas de assistência social do governo (como por exemplo o auxílio emergencial) e para atendimento bancário em municípios onde os bancos privados não têm interesse em atuar.
Os materiais da campanha, já em segunda fase, foram pensados tendo como base a necessidade da utilização dos bancos públicos como impulsionadores de uma política econômica que gera benefícios para a sociedade, que traz retornos, sociais e econômicos e faz a economia girar. “Bancos públicos são essenciais, mas há hoje uma forte ameaça com a privatização desejada pelo governo federal. Precisamos lutar contra isso e deixar claro o papel destas instituições, especialmente no grave momento que enfrentamos”, afirma o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.
Também foi criada uma marca que mostra a necessidade de defesa (abraço) dos bancos públicos. “O abraço, neste momento de pandemia, mostra a necessidade do povo, do País, que precisa de atenção e acolhida pelos bancos públicos. Se não fossem eles a crise econômica e sanitária, a situação de desemprego e falência de empresas estaria ainda pior”, afirma a coordenadora do Grupo de Trabalho em Defesa dos Bancos, Fernanda Lopes, secretária de Juventude da Contraf-CUT.
A ideia é que seja publicada arte e mensagem em defesa dos bancos públicos todas as tardes. Acompanhe as atualizações nas redes sociais do Sindicato e participe.
Site
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) lançou, na sexta-feira (16), o site ´Se é público, é para todos´, para aglutinar, em um mesmo lugar, textos, vídeos e materiais que se contrapõem aos ataques e tentativas de privatização e mostram a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico e social do país. A iniciativa faz parte da campanha realizada por entidades sindicais e associativas da categoria bancária de todo o país em defesa dos bancos públicos. Para acessar vá para o link https://seepublicoeparatodos.com/