Área restrita

É preciso proteger as crianças e adolescentes da violência

Notícias
Tipografia

Hoje é dia de combate ao abuso e à exploração sexual.

Denuncie a violência contra crianças e adolescentes O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado nesta terça, 18 de maio. Ele alerta sobre a importância do tema, de se acreditar nas crianças que relatam esse tipo de situação e da necessidade de protegê-las.
No ano passado o Brasil atingiu o maior número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes desde 2013. Foram 95.247 denúncias no Disque 100, programa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), com média de 260 novas denúncias a cada dia.
Segundo levantamento divulgado pela imprensa foi o segundo tipo de violência mais denunciado na plataforma, ficando atrás apenas daquela praticada contra a mulher, representando 27% do total de denúncias feitas no canal.
Na maioria dos casos o cenário da violência contra o menor é a própria casa onde residem a vítima e o suspeito. A maior parte das denúncias se refere a crianças de 5 a 9 anos de idade e o principal agressor da vítima é o pai ou a mãe (59% dos casos), seguido por padrasto ou madrasta (6%), avô ou avó (3%) e tio (3%).

A Ordem dos Advogados do Brasil em Brasília está lançando a campanha "Acredite nas Crianças: Escute, Observe e Denuncie". Uma cartilha orientando sobre legislação e cuidados pode ser acessada gratuitamente em https://oabdf.org.br/impressos/cartilhas/319631/

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marca o assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, que em 18 de maio de 1973, aos 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. Os acusados acabaram absolvidos por falta de provas.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS