Área restrita

Sábado (20) tem carreata no ABC pelo impeachment de Bolsonaro e vacina para todos

Notícias
Tipografia

Manifestações serão realizadas a partir das 14h em São Bernardo e Santo André; atos vão acontecer por todo o Brasil, onde aumenta a rejeição ao presidente

Mais uma vez os brasileiros cansados dos desmandos do governo Bolsonaro e que reivindicam a vacina contra a covid-19 para todos saem às ruas neste final de semana. Carreatas, bicicletadas, buzinas, bandeiras e muitas vozes vão exigir #Fora Bolsonaro e #VacinaJá para a população.
No Grande ABC estão previstas duas carreatas, uma em Santo André outra em São Bernardo, a partir das 14h. Elas vão se encontrar no Paço Municipal de São Bernardo, na Praça Samuel Sabatini, no Centro da cidade. A de Santo André terá concentração às 13h e saída às 15:30 na CUT ABC (rua Arthur de Queiroz, 52) e, em São Bernardo, será na rua Odeon (Colégio Vereda), em Ferrazópolis, também a partir das 13hrs.
Os atos estão sendo organizados pela CUT e demais entidades que fazem parte das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. A bandeira dos protestos é o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Pesquisa recente realizadas de 15 a 17 de fevereiro pelo PoderData mostra que o presidente é hoje rejeitado por 48% dos brasileiros.
A proporção dos que consideram o desempenho do mandatário “ruim/péssimo” não era tão alta desde junho passado, quando alcançou os mesmos 48%. A rejeição ultrapassa os 50% em todas as faixas de renda acima de 2 salários mínimos. Nas demais, a reprovação também está acima dos que consideram o trabalho de Bolsonaro “ótimo/bom”. O desempenho entre os mais pobres piorou frente à última pesquisa.
A avaliação é que dois fatores influenciaram no resultado: o fim do auxílio emergencial e a suspensão, na semana em que o estudo foi realizado, da vacina da covid-19 por falta de doses, anunciada em vários estados.
“O governo Bolsonaro é um desastre desde o início, uma verdadeira tragédia na vida dos brasileiros. E especialmente nesse momento, com a pandemia, tem demonstrado sua incapacidade e falta de respeito com o povo”, afirma o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira.
A inexistência de uma política eficaz de enfrentamento à pandemia do coronavírus, que já matou mais de 240 mil pessoas no País, motiva portanto os protestos, assim como a reivindicação pela vacina, pela volta do auxílio emergencial e contra o desemprego e os altos preços dos alimentos. Para a CUT e os movimentos sociais, assim como para grande parcela da população, além de negar a pandemia e fazer pouco caso das mortes por covid-19, Bolsonaro não é capaz de resolver os problemas sociais e econômicos e recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento com proteção social.
“O povo está vendo o governo gastar milhões em coisas como leite condensado, cerveja e picanha, principalmente para os militares, outros milhões para comprar o voto de deputados para eleger os aliados para a presidência do Congresso, enquanto diz que não pode pagar o auxílio emergencial de R$ 600, que é fundamental para salvar vidas durante a pandemia, acrescenta a secretária geral da CUT, Carmen Foro.
Além do ABC, vários locais já confirmaram a realização de carreatas e bicicletadas. Confira:


Brasília:
Carreatas partirão de diversos pontos do DF, a partir das 8h, em direção ao Palácio do Buriti, onde ocorre a concentração. O início da carreta oficial, que seguirá pela Esplanada dos Ministérios, é às 10h30.

Ceará
Fortaleza: carreata e bicicletada no sábado, dia 20, a partir das 15h, com concentração em frente à estátua de Iracema. O ato inclui como bandeira de protesto a defesa da aposentadoria dos servidores de Fortaleza e contra a flexibilização do porte de armas.

Mato Grosso
Cuiabá: carreata no sábado, dia 20, às 8h com concentração em frente à Casa da Democracia na avenida do CPA.

Mato Grosso do Sul
Campo Grande: ‘Carreata pela vida, pelo emprego, pelo auxílio emergencial e #ForaBolsonaro. Concentração às 10h na Avenida Gury Marques, próximo ao terminal rodoviário.

Pará
Belém: carreata #ForaBolsonaro e #nãoàReformaAdministrativa, no sábado, dia 20, às 9h com concentração na Aldeia Cabana

Pernambuco
Recife: tem concentração a partir das 09h, na antiga fábrica da Macaxeira, Av.Norte.

Rio Grande do Norte
Natal: carreata com concentração no Acesso à Mãe Luiza, na Via Costeira, às 8h30, domingo (21).

Rio Grande do Sul
Porto Alegre: concentração às 10h na Rótula das Cuias (Parque Harmonia). A carreata seguirá pelas ruas da cidade a partir ds 11h.

Santa Catarina: As manifestações serão realizadas do domingo, 21/02
Florianópolis: carreata e bicicletada com concentração às 9h30 em frente à ALESC (para quem mora na ilha) e no estacionamento da Beira Mar de São José (para quem mora no continente)
Joinville: carreata com concentração a partir das 9h30, na Arena Joinville
Blumenau: carreata com saída às 9h30 da Prefeitura de Blumenau
Rio do Sul: carreata com concentração no Parque Municipal, às 13:30
Lages: ato unificado na Praça João Costa, no Centro, às 15h

São Paulo
DIA 20 - Carreata Itinerante do Alto Tietê
Arujá: 8h - Rua Serra dos Canudos - Mirante (ao lado da Escola Estadual Geraldo Barbosa de Almeida)
Itaquaquecetuba: 8h30 - Rodovia Alberto Hinoto (altura da Marfinite)
Ferraz de Vasconcelos: 9h - Avenida Gov. Jânio Quadros, 2191 (altura do Ethernety Motel)
Mogi das Cruzes: 9h – Concentração na Avenida Cívica
Poá: 9h30 - Avenida Vital Brasil (divisa com Itaquaquecetuba)
Suzano: 10h30 - Avenida Brasil (altura do Parque Max Feffer)
Piracicaba: 9h – Concentração no Bolsão do Estacionamento da Estação Paulista
Jacareí (Vale do Paraíba): 9h30 – Concentração em frente ao Parque da Cidade
Campinas: 10h – Concentração no Largo do Pará
Sorocaba: 10h – Concentração em frente à Prefeitura (Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3041 - Alto da Boa Vista)

Capital: Saídas de diferentes pontos, às 14h, com destino à Avenida Paulista
-Praça Charles Miller (Estacionamento do Pacaembu)
-Avenida Vitor Manzini (Largo do Socorro)
-Em frente ao Itaquerão (estacionamento)
-Estrada do Sabão, 800 (em frente ao Sacolão Municipal) – Brasilândia

DIA 21
Ribeirão Preto: 9h - Concentração em frente à Câmara Municipal (Avenida Jerônimo Gonçalves, 1200 - Centro)
Itapevi: 9h – Concentração em frente à Apeoesp (Rua Ezequiel Dias Siqueira, 178 - Jardim Rainha)
Araçatuba: 9h30 – Concentração na Avenida Odorindo Perenha (ao lado do supermercado Rondon, loja 4)
Santos: 15h – Concentração na Avenida Mário Covas, em frente ao OGMO

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS