Ex-presidente do Sindicato dos Químicos do ABC faleceu nesta quinta-feira, 28, deixando um legado de lutas e vitórias para a categoria química e toda a classe trabalhadora
É com enorme pesar que registramos o falecimento do companheiro Sergio Novais, 62 anos, nesta quinta-feira 28 de janeiro, por falência múltipla de órgãos, de acordo com as notícias que chegaram ao Sindicato.
Sergio se tornou presidente do Sindicato em 1997, quando encabeçou a chapa 1 da CUT, derrotando a oposição da Força Sindical, ficando no cargo até 2003. Antes disso, foi diretor de base e coordenador da regional Pauliceia do Sindicato.
A partir de 2003, foi eleito dirigente da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), onde exerceu por duas vezes o cargo de presidente, foi também secretário de relações internacionais e, posteriormente, secretário de administração e finanças.
Contribuiu de forma extraordinária para o fortalecimento da luta da classe trabalhadora através da solidariedades sindical nacional e internacional, deixando o legado de construção e atuação na Rede de Trabalhadores na BASF América do Sul e na Federação Internacional dos Sindicatos da Química, Energia, Mineração e Indústrias Diversas (ICEM) - atualmente INDUSTRIALL (após fusão com outros ramos), entidade da qual Sergio chegou a ser membro da direção executiva.
Manifestamos nossa solidariedade a toda família, amigos/as e companheiros/as de luta de Sergio Novais, neste difícil momento de tristeza.
SERGIO NOVAIS: PRESENTE!!!
Breve currículo da atuação do dirigente sindical Sergio Novais:
- Anos 90 - trabalhador da Cofade e BASF. Diretor de base e coodenador da Regional Pauliceia do Sindicato
- 1997 a 2003 - Presidente do Sindicato
- Anos 2000 - integra a direção da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT, onde esteve até 2018, exercendo os cargos de secretário de Relações Internacionais, Presidente (por duas vezes) e secretário de Administração e Finanças.
- Anos 90 e 2000: ICEM - foi membro da executiva e vice-presidente regional América Latina e Caribe.
- Anos 2000 - membro da executiva da federação global IndustriALL.