Segundo turno confirmou retorno do PT às administrações de Diadema e Mauá; participação feminina nas câmaras aumentou, mas ainda é muito pequena
As eleições municipais 2020 foram encerradas no domingo, 29, com a realização do segundo turno. No Grande ABC duas cidades voltaram às urnas, Diadema e Mauá, confirmando como vencedores os candidatos do PT – em Diadema, José de Filippi Júnior, que retorna ao comando da cidade pela quarta vez e, em Mauá, Marcelo Oliveira.
No primeiro turno o partido vencedor foi o PSDB, reelegendo em Santo André (Paulo Serra), São Bernardo (Orlando Morando) e São Caetano (José Auricchio que, no entanto, ainda depende de decisão da justiça eleitoral para assumir o posto, pois teve sua candidatura indeferida por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa). Ribeirão Pires elegeu Clovis Volpi, do PL e, Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira, do Podemos. Nas câmaras das sete cidades foram eleitos 142 vereadores, com baixíssima representação feminina: apenas 9, embora em algumas cidades as eleitas representem candidaturas coletivas e, na comparação com os números atuais, seja quase o dobro do total (hoje são apenas 4 vereadoras na região).
Com essa nova configuração política, o que se pode esperar dos próximos anos para o Grande ABC? Para o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira, é fundamental que seja intensificada a busca de políticas públicas voltadas à diversidade e inclusão social. “Esse é um caminho que precisa ser trilhado para que possamos reduzir desigualdades, especialmente nesse período de pandemia, quando são ainda mais acentuadas”, aponta.
Já especificamente para a categoria bancária a expectativa é de que seja possível um diálogo participativo entre o Sindicato, que representa os trabalhadores, e as administrações, o que infelizmente não vem ocorrendo atualmente. Há projetos nas áreas de segurança, atendimento bancário (tempo de permanência nas filas), valorização dos bancos públicos, entre muitos outros, que podem e devem contar com a participação e apoio de vereadores e prefeitos. “O Sindicato está aberto ao debate para promover melhorias aos bancários e sociedade em geral”, destaca o presidente da entidade.
Ele lembra ainda a importância de diálogo com o Consórcio Intermunicipal, que reúne as sete prefeituras, para desenvolvimento de iniciativas e ações regionais que possam impulsionar o desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda, tais como a criação de bancos comunitários e o fortalecimento do microcrédito.