Protestos seguem durante a semana; amanhã, 15 de outubro, tem dia nacional de luta
O Sindicato prossegue com atividades contra as demissões nos bancos durante esta semana. Nesta quarta, 14, estão sendo realizados protestos em São Caetano, em agências do Bradesco, Itaú e Santander. Amanhã, 15 de outubro, as ações se intensificam pelo País com o Dia Nacional de Luta Contra as Demissões nos Bancos.
A data tornará pública nacionalmente a denúncia sobre a quebra de compromisso das instituições bancárias de não demitir durante a pandemia de covid-19. O compromisso foi firmado com o movimento sindical bancário no primeiro semestre deste ano, logo no início da pandemia, mas vem sendo descumprido.
Os bancos não deixaram de lucrar e a pandemia não acabou, mas o Santander demitiu mais de mil bancários neste ano. No Itaú foram 400 demissões, e o Bradesco se nega a cancelar 427 demissões realizadas até o momento. Já o Mercantil do Brasil demitiu 18 bancários somente no mês passado.
Desde o início deste mês de outubro, logo após a campanha nacional da categoria, estão sendo realizadas manifestações de protestos em frente a agências bancárias e tuitaços para denunciar à população a quebra de compromisso dos bancos.
“É fundamental que todos participem, pressionando pelo emprego e pelo fim das dispensas. Os bancos não precisam demitir, são muito lucrativos e, além disso, se comprometeram a manter os empregos durante a pandemia. É uma falta de respeito com a sociedade brasileira e uma crueldade sem tamanho com seus trabalhadores”, destaca o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira.