Área restrita

Sindicato repudia ataque de deputado à categoria bancária

Notícias
Tipografia

Para parlamentar bancários deveriam estar trabalhando normalmente na pandemia, inclusive aos sábados

O deputado e empresário Alexis Fonteyne (Novo-SP) atacou os direitos dos bancários durante a votação da MP 905 na Câmara. Ele disse, sem o menor pudor, que não entende o motivo de a categoria não estar trabalhando normalmente durante a pandemia do coronavírus, já que “tudo é automatizado” e há “ar condicionado” nos bancos.

“Por que eles não podem trabalhar como todos os outros trabalhadores do Brasil? Por que eles, que inclusive trabalham no ar-condicionado, têm que fazer aquela pessoa da forjaria, da estamparia, sair da fábrica na hora do almoço, perder o seu almoço para poder resolver coisas no banco porque eles não podem abrir aos sábados?”, questionou o deputado.

Suas declarações, entende o Sindicato, são uma afronta à luta da categoria bancária e um desrespeito à vida de cada trabalhador. A jornada de seis horas é conquista garantida na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) desde 1933, devido a uma questão sanitária - à época, havia alta incidência de tuberculose entre a categoria. Nesse momento, é intensa a negociação dos sindicatos para que a cada dia mais bancários trabalhem de casa, sem se expor à covid-19.
“Repudiamos totalmente esse tipo de posicionamento. Na Câmara também tem ar condicionado e serviços automatizados, mas mesmo assim o deputado participava de assembleia virtual, bem longe de seu local de trabalho. Por que a vida dele vale mais do que a dos bancários?”, argumenta o diretor sindical Gheorge Vitti.

Pressione os senadores - A MP 905, que traz forte impacto para a categoria bancária, com jornada maior e trabalho aos sábados e domingos, agora será votada no Senado. O Sindicato orienta os trabalhadores a cobrar os senadores reivindicando que votem contra a medida. Os senadores eleitos por São Paulo são José Serra (PSDB-SP), tel.: (61) 3303-6651 / 6655, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Major Olimpio (PSL-SP) tel.: (61) 3303-4177, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; e Mara Gabrilli (PSDB-SP) tel.: (61) 3303-2191, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A categoria também pode e deve se manifestar votando NÃO na enquete do Senado sobre a MP 905, clicando em https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=139757

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS