Área restrita

Por dias melhores

Notícias
Tipografia

Belmiro Moreira2019 foi um ano muito difícil. O desemprego se manteve nas alturas, sentimos os reflexos da reforma trabalhista no dia a dia e agigantou-se a onda de ataques aos nossos direitos. A reforma da Previdência aprovada, ao contrário do que dizia o governo, não veio para todos e manteve privilégios, mas ainda assim prejudicará milhões. Mais recentemente surgiu a MP 905, nova tentativa de precarização: para a categoria bancária, estabelecia jornada maior e trabalho aos sábados, entre outras maldades.

Felizmente a organização dos bancários é forte e reconhecida, e conseguimos neutralizar, por enquanto, os efeitos dessa medida. Isso não significa, porém, que possamos baixar a guarda, porque há muito a enfrentar. E só unidos, sindicatos e trabalhadores, poderemos pressionar por garantias, respeito e conquistas, como aconteceu agora com a MP.

2019, na verdade, não foi difícil apenas para os trabalhadores. Toda a sociedade assistiu estarrecida a tragédias como a de Brumadinho, causada pela ganância da Vale; ao aumento nos casos de feminicídio e do assassinato de jovens nas periferias, como o ocorrido há pouco na favela de Paraisópolis, em São Paulo. Violência excessiva, num País que vai se acostumando mais com o uso da palavra milícia do que com direitos humanos.
Mas, se a tristeza é imensa, a indignação e a capacidade de reagir devem ser ainda maiores. A isso se chama luta e, também, esperança: que ela nos mova, fortaleça e ilumine rumo a melhores dias em 2020.

Belmiro Moreira
Presidente do Sindicato dos Bancários do ABC
e secretário de Comunicação da CUT-SP

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS