Objetivo é reforçar mobilização contra privatizações e alertar a sociedade
No dia 6 de dezembro os trabalhadores realizarão um Dia Nacional de Luta em defesa de todos os bancos públicos. O objetivo é reforçar a mobilização dos empregados e sociedade e esclarecer a população sobre os riscos de privatização dessas empresas, que são instrumentos de desenvolvimento do País.
No caso da Caixa também é possível se informar e participar desse movimento pelo www.naotemsentido.com.br, enviando vídeos ou depoimentos a favor do banco público que está à frente da gestão de diversos programas sociais. O mesmo risco de privatização corre o Banco do Brasil, um dos principais agentes de financiamento da agricultura. As duas instituições (e muitas outras estatais pelo País) vêm sofrendo com redução de funcionários e fechamento de agências, numa clara tentativa de desmonte.
A Caixa, que em 2014 possuía 101.484 empregados, hoje conta com apenas 86.427 trabalhadores. Já o BB, que em 2014 possuía 111.628 funcionários, encerrou o terceiro trimestre deste ano com 97.232 trabalhadores.