Área restrita

Outubro Rosa: má alimentação e estresse podem aumentar ocorrência do câncer de mama

Notícias
Tipografia

Agrotóxicos e sedentarismo também são fatores de risco para várias doenças

outubro rosaOutubro Rosa começa e com ele a preocupação com os casos de câncer que acometem especialmente as mulheres, entre eles o câncer de mama. Embora as causas da doença sejam desconhecidas, especialistas apontam que o estresse, a má alimentação e o sedentarismo podem contribuir com sua incidência, assim como a poluição, os agrotóxicos e outros venenos para o corpo humano.

No caso dos agrotóxicos há pesquisas como as desenvolvidas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que revelam que eles podem causar diversas doenças, entre as quais problemas neurológicos, motores e mentais, distúrbios de comportamento, problemas na produção de hormônios sexuais, infertilidade, puberdade precoce, má formação fetal, aborto, doença de Parkinson, endometriose, atrofia dos testículos e câncer de diversos tipos.

A questão é que nosso organismo não tem a capacidade de eliminar muitos dos elementos químicos presentes nos agrotóxicos, que vão se acumulando no corpo ao longo dos anos. E essa exposição contínua tem efeitos tão graves que nem mesmo a ciência sabe a dimensão do estrago que pode causar na saúde. “A dieta alimentar de má qualidade, somada ao estresse diário no trabalho e a falta de exercícios físicos pode antecipar a chegada de muitas doenças, entre elas o câncer de mama”, aponta a diretora sindical Adma Gomes, que também participa de fóruns de conselho de Saúde.

A falta de exercícios tem causado tantas mortes quanto o tabagismo: a ausência de atividade física é responsável por uma em cada 10 mortes por doenças cardíacas, diabetes e câncer de mama e do cólon, segundo pesquisa publicada na revista médica Lancet. De acordo com a Fundação do Câncer, a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são capazes de prevenir 30% dos casos de câncer no Brasil.

“A prevenção é muito importante e passa não só por exames, como o autoexame, ultrassom e a mamografia, mas também por uma alimentação saudável e, na medida do possível, manter distância de situações de estresse e locais com altos níveis de poluentes”, lembra a diretora sindical e militante do movimento de mulheres Inez Galardinovic, que acrescenta a boa informação para o combate à doença. Ela sugere, como parte dessa informação, o filme "Cinco pela cura" (Five), produzido pelo canal Lifetime, dos EUA, em 2011, que reúne histórias de vítimas do câncer de mama e é dirigido por cinco mulheres: Alicia Keys, Demi Moore, Jennifer Aniston, Patty Jenkins e Penelope Spheeris.

Veja o trailer do filme:

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS