Área restrita

Diretores do Sindicato participam de atividade em defesa do Saúde Caixa

Notícias
Tipografia

 

Além de ato na Gipes, empregados se vestiram de branco em protesto

Na quarta-feira, 20, aconteceu em todo o País atos em defesa do Saúde Caixa. Os empregados da Caixa vestiram branco para mostrar a união da categoria na defesa do plano de saúde e protestar contra a alteração no modelo de custeio. Em São Paulo, a atividade aconteceu na Gipes (Gerência de Pessoal) e teve a participação dos diretores do Sindicato e funcionários do banco, Hugo Saraiva e Jorge Furlan, representando a Região. Após caminharem pela Avenida Paulista, os empregados da Caixa chegaram na Gipes para um café da manhã colaborativo e depois discutiram como combater os ataques que o plano da saúde do banco estatal vem sofrendo.

A Resolução nº 23, de 18 de janeiro de 2018, da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), órgão vinculado ao do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, estabelece diretrizes e parâmetros para o custeio das empresas estatais federais sobre benefícios de assistência à saúde aos empregados.O Saúde Caixa está seriamente ameaçado pelo teto estabelecido pelo governo para as despesas médica das empresas públicas. Essa medida pode inviabilizar o plano de saúde. “Na Caixa, por exemplo, atualmente 70% de todas as despesas operacionais e 100% das despesas administrativas do Saúde caixa são custeadas pela Caixa. Os empregados arcam com 30% dos custos operacionais do plano. Com a resolução da CGPAR e a alteração promovida no Estatuto Social da Caixa, será estipulado um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação do banco nessas despesas”, explica Furlan.

Além do Saúde Caixa outros planos de saúde das empresas públicas estão com o mesmo problema com a determinação do governo de estabelecer um teto para despesas médicas. Isso vai afetar os empregados do Banco do Brasil, do BNDES, da Petrobras, dos Correios e das demais empresas públicas. “É muito importante a nossa mobilização contra essa alteração e, além da nossa união, precisamos se unir aos funcionários das outras empresas públicas para fortalecer ainda mais nossa luta”, disse Hugo.

caixagipes1 caixagipes2

caixagipes2b caixagipes3

caixagipes4 caixagipes5

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS