Área restrita

Semana de quatro dias de trabalho em discussão

Notícias
Tipografia

Tema integra campanha nacional da categoria neste ano

Trabalho4dias3004A semana de quatro dias é um dos temas em debate na campanha nacional dos bancários.

Mundialmente, essa modalidade de trabalho já é realidade em alguns países, tais como os Emirados Árabes Unidos, a Bélgica, Islândia e Escócia.

Outros países também deram início a testes para saber se a semana de quatro dias seria viável, e quais suas consequências. Entre eles estão África do Sul, a Nova Zelândia, o Japão, Espanha, Reino Unido e também o Brasil.

No caso nacional, 21 empresas brasileiras participaram de um projeto-piloto iniciado em janeiro deste ano, cujos resultados começaram a ser divulgados no final de abril.

Ainda em solo brasileiro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já afirmou que a economia tem plenas condições de adotar a semana de quatro dias, e o Congresso Nacional discute projeto com a temática.

O experimento brasileiro foi desenvolvido pela “4 Day Week Brazil” em parceria com a entidade global homônima (organização sem fins lucrativos que faz pesquisas sobre trabalho ao redor do mundo).

Após os três meses de testes, foi feita pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Boston College, para analisar a nova jornada de trabalho.

O balanço parcial constatou que 61,5% das companhias notaram avanço na execução de projetos. Em 58,5%, se obteve mais criatividade na realização das atividades.

As melhorias também foram sentidas fora do ambiente de trabalho. Cerca de 58% dos funcionários afirmam que passaram a conciliar melhor a vida pessoal e a profissional após o projeto.

A pesquisa revelou ainda que 50% reduziram os sintomas de insônia e 62,7% o estresse no trabalho, enquanto 64,9% não se sentem desgastados no final do dia.

Outros 56,5% afirmaram não estar frustrados como antigamente.

Foram coletadas 205 respostas durante o mês de abril, o que representa que 71% dos participantes responderam ao questionário.

Mundialmente, países que já adotaram a semana de quatro dias ou efetuam testes apontam como benefícios a redução nas faltas, o uso mais eficiente do tempo, maior produtividade, mais bem-estar do trabalhador e ajuda ao meio ambiente, pois há menos deslocamento e uso de veículos próprios ou públicos.

O modelo de quatro dias a ser adotado também merece discussão, pois não é o mesmo em todos os países, especialmente no que diz respeito à jornada diária. O movimento sindical bancário defende a redução da jornada sem corte salarial.

Para a categoria bancária, a semana de quatro dias certamente ajudaria num grave problema enfrentado por muitos trabalhadores, o adoecimento causado pelo excesso de metas e jornada.

A ideia de se implantar uma semana de quatro dias de trabalho cresceu com a pandemia de covid-19. Ela levou à adoção do home-office, que se mostrou viável e produtivo e, por isso, teve continuidade mesmo após passado o período de isolamento social.

E você, o que acha da semana de 4 dias de trabalho?

A questão integra a consulta nacional da categoria, que traz diversas temáticas e vai ajudar na definição da pauta de reivindicações deste ano.

Participe, acessando o link

https://consultabancarios2024.votabem.com.br/

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS