São Caetano e Santo André já iniciaram os testes em massa para covid-19, mas não incluíram categoria
A Prefeitura de Santo André anunciou ontem (6) a testagem de covid-19 para trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços essenciais. De acordo com a nota, nesta primeira etapa serão cerca de 30 mil testes rápidos em sistema de sistema drive-thru, no estacionamento do Grand Plaza Shopping, atingindo profissionais da “Saúde, Segurança, atendentes de mercados, farmácias e padarias, entre outros”. São Caetano também já deu início a esses testes no final de abril. Os bancários, porém, não foram incluídos pelas administrações.
“Estamos encaminhando ofícios às prefeituras solicitando que essa inclusão seja feita”, anuncia o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira. Desde o início da pandemia a entidade entrou em contato com as administrações das sete cidades da região, oferecendo sua participação para discutir a condição da categoria durante a crise e a sugestão de medidas protetivas. Apenas Diadema deu retorno concreto, convidando a entidade para reunião que ocorreu no último 14 de abril.
O Sindicato também participa de encontros no consórcio intermunicipal e realiza debates via internet para abordar a temática da segurança e prevenção nos locais de trabalho durante a pandemia – uma live, inclusive, acontece hoje às 16h no facebook.com/bancariosabc (leia mais no site). Além disso, a entidade fiscaliza diariamente as agências e distribui máscaras aos bancários. “As prefeituras também podem e devem colaborar, e a testagem da categoria seria de grande importância para prevenção da doença”, destaca o presidente.