Área restrita

Sindicato participa de reunião para orientar bancos, lotéricas e similares em Diadema

Coronavírus
Tipografia

Sindicato participa de reunião para orientar bancos, lotéricas e similares em Diadema

O Sindicato participou ontem (14) de reunião promovida pela Prefeitura de Diadema com gerentes de bancos e lotéricas da cidade. O encontro teve como pauta o decreto municipal 7719, que estabelece regras para bancos, lotéricas e similares no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O Sindicato já havia encaminhado ofício à Administração pedindo providências para proteger bancários, clientes e usuários dos bancos. Das sete cidades da região que receberam o documento apenas Diadema retornou e convidou a entidade para o debate – São Bernardo também promulgou decreto sobre o tema, mas não ouviu os representantes bancários. Para o diretor Genilson Ferreira de Araújo, que participou do encontro, as medidas são positivas e o Sindicato vai fiscalizar sua adoção.

“A partir de hoje a Prefeitura inicia uma força-tarefa com a guarda municipal e outras secretarias para evitar aglomerações, haverá carro de som circulando pela cidade e distribuição de folhetos informativos sobre formas de prevenção da doença”, explica Genilson. Segundo ele, foi destacado no encontro que a ideia é apelar para o bom senso e não para ações punitivas, mas, se necessário, será lembrado que o decreto tem força de lei.

Outras ações estabelecidas são a demarcação de filas nos bancos na área externa, com distanciamento de 1,5 a 2 metros entre as pessoas e indicação no chão; barreira de controle para entrada nas agências, com a presença de funcionário e manutenção de igual distância, também indicada por demarcação no piso; disponibilização de álcool gel 70% (para bancários e usuários) e de máscaras para os funcionários, com os equipamentos de proteção sendo fornecidos pelos bancos, além da higienização das máquinas de autoatendimento. Além disso, no interior da agência, deve ser respeitado o limite de uma pessoa para cada 20m² de área útil.

Na avaliação do Sindicato a organização da fila na área externa, em via pública, cabe à Prefeitura. De modo geral, porém, as iniciativas anunciadas vêm ao encontro do proposto pela entidade, que já adesivou cartazes nas agências para orientação dos clientes e usuários sobre a pandemia, está com carro de som nas sete cidades do Grande ABC e faz fiscalização diária para verificar a adoção de medidas protetivas pelos bancos. “Vamos continuar com essas ações e orientamos os bancários a denunciar qualquer descumprimento ou ocorrência”, alerta o diretor sindical.