Fiocruz lançou cartilha para orientar sobre as medidas de proteção durante as festas de final de ano
Os registros de casos de covid-19 no Grande ABC tiveram um aumento de 94% entre setembro e dezembro. Os dados foram publicados por jornal regional nesta quinta, 17, a partir de levantamento na SP Covid Info Tracker, uma plataforma de monitoramento da pandemia produzida por pesquisadores da Unesp, USP e o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, CeMeai - https://datastudio.google.com/u/0/reporting/5b72d54e-a0c2-4748-acf0-9688f42278aa/page/spmIB
De acordo com a reportagem, entre os dias 15 e 29 de setembro o Grande ABC registrou uma média diária de 287 novas infecções e 13 mortes em decorrência da Covid-19 e, três meses depois, entre 29 de novembro e 13 de dezembro, 558 contaminados e 15 óbitos. Os números representam aumento de 94% nos registros de infectados e de 15% em vítimas fatais na região. A plataforma informa também que entre as 20 cidades com mais crescimento de óbitos no Estado nos últimos sete dias Santo André figura em 2º lugar, com 781 casos (crescimento de 6,6%). São Caetano está em 11º (291 mortes – aumento de 4,3%) e São Bernardo em 17º (1.152, 3,6%).
Cartilha para as festas de fim de ano – Com a proximidade das festas de fim de ano, especialistas lembram que é preciso manter os cuidados para proteção à covid-19, usando máscaras, álcool em gel e evitando ao máximo as aglomerações. Caso as pessoas não se conscientizem de que a pandemia ainda não acabou e nem vai acabar com o fim do ano, eles avaliam que a segunda quinzena de janeiro poderá ser gravíssima, com explosão do número de casos.
Para tentar orientar e minimizar o problema, a Fiocruz elaborou cartilha específica para o período de festas de Natal e Ano Novo. Confira, cuide-se, proteja-se e ajude a proteger o outro, pois só assim será possível atravessar o período que ainda separa os brasileiros da imunização com a vacina:
https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download