Pressão é para que bancos desistam de reajuste salarial zero e apresentem proposta decente; use a hashtag #BancosExploram
Os bancários voltam a se reunir nesta quinta, 27, em assembleia virtual a partir das 19h para avaliar novas propostas da Fenaban nas negociações de ontem e na que acontece hoje à tarde. A expectativa é de que os representantes dos bancos apresentem proposta que não tenha o reajuste salarial zero.
Ontem a negociação avançou porque os bancos recuaram em mexer na regra da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e ficou mantida a parcela adicional de 2,2% do lucro líquido, sem alterar a regra. Mas insistiram no reajuste zero nos salários para 2020, mantendo só abono.
O abono proposto é de R$ 1.656,22 para este ano. Para o ano que vem a proposta apresentada foi de repor 70% da inflação pelo índice do INPC a partir de 1º de setembro e os outros 30% depois de seis meses.
Antes da negociação de hoje haverá tuitaço, a partir das 13h, com a hashtag #BancosExploram. Participe e compartilhe, para mostrar que os bancos lucram muito e têm plenas condições de atender às reivindicações da categoria.