Já tem algum tempo, por iniciativa do banco, foi instituido o benefício denominado de "day off", dia de folga, para os funcionários que estivessem aniversariando. O banco orientou que as regionais administrassem o benefício de acordo com a sua conveniência - não colocando, contudo, à guisa de instrução.
Embora não fruto de acordo, o Sindicato apoiou a iniciativa - que veio dar, mesmo que pequena, mais qualidade de vida ao já tão sofrido trabalhador bancário.
Pelo que apurou o Sindicato, as regionais se prepararam e, de algum modo, vêm concedendo o benefício para os funcionários aniversariantes. A exceção é São Bernardo. O que não é surpresa.
Essa regional além de demitir em plena greve, deslocar funcionários para trabalhar em São Paulo (deixando as agências "pegando fogo"), cobrar metas para caixa, perseguir gente adoecida e demitir, assediar à larga, coloca, desta vez, mais um tijolo no seu castelo de maldades ao não conceder sequer um único dia de folga numa data tão especial para seus trabalhadores. Na cartilha da regional São Bernardo o lema é "no day off". Era, veja abaixo.
Acordo Coletivo põe fim à negação do benefício no Santander
Os bancários, após a vitoriosa greve que durou 23 dias, tiveram uma conquista no Acordo este ano que veio por fim a esse impedimento de usufruir do benefício. O "Folga Assiduidade", instituido no Acordo sob a cláusula 24a., obriga os bancos a conceder um dia de ausência remunerada desde que o beneficiário não tenha tido falta injustificada entre 01/09/2012 a 31/08/2013. Portanto terá de ser cumprido - livra, assim, o funcionário de ficar à mercê do autoritarismo de algum superior qualquer.
O Sindicato reitera que é importante o bancário denunciar pelos canais disponiveis quaisquer descumprimentos do Acordo. Somente assim os diretores tomam conhecimento para resolver o problema.