Telefone continuava funcionando depois do expediente e finais de semana
O Santander informou que proibiu a utilização do aplicativo WhatsApp Business para tratar de assuntos relacionados ao banco, e que as reuniões institucionais são realizadas via aplicativo Microsoft Teams. A nova diretriz do banco é resultado de cobrança do movimento sindical.
De acordo com denúncias os gerentes do Santander estavam sendo orientados a baixar o WhatsApp Business no celular particular e configurar o aplicativo para atender os clientes com o número comercial do banco. O problema, contudo, é que o telefone continuava funcionando depois do expediente e finais de semana. Além disto, a utilização de telefone próprio para tratar de assuntos bancários pode caracterizar infração à Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor recentemente.
Diante da situação, foi realizada reunião e os representantes do banco informaram que está proibida a utilização do aplicativo WhatsApp Business para os bancários tratarem com clientes assuntos relacionados ao banco. Também informaram que o número de telefone fixo da mesa, que antes era no banco, agora foi transferido o canal do Superlinha, segundo o Santander para facilitar o acesso e atendimento aos clientes via canais digitais.
O RH disponibilizou um guia com orientações e boas práticas para utilização do WhatsApp, disponível na academia do Santander, para o caso o bancário utilize o aplicativo para conversas com o cliente. “O banco assumiu o compromisso de disponibilizar ao movimento sindical o guia de boas práticas para utilização do WhatsApp, bem como reorientar todos os funcionários, especialmente os gerentes, com relação a utilização do aplicativo. Caso exista pressão para que se faça atendimento pelo WhatsApp pessoal, ou para que se permaneça utilizando o WhatsApp Business, o bancário deve denunciar ao Sindicato”, alerta o diretor sindical Itamar José Batista, lembrando que o sigilo é garantido.