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Santander desrespeita funcionários e clientes

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Espanhol lidera ranking de reclamações no BC; bancários também enviam denúncias ao Sindicato

O ano virou, mas os problemas prosseguem no ambiente de trabalho da categoria bancária. Nem bem janeiro começou e várias denúncias já chegavam ao Sindicato, envolvendo questões relacionadas ao assédio moral, pressão excessiva e más condições estruturais, como ar condicionado quebrado e até falta de material para realização de atividades.

No Santander, por exemplo, são relatados sofrimento com a cobrança de metas, dupla função, falta de funcionários com impacto no atendimento e reclamações dos clientes. “Agora o banco vai explorar ainda mais, porque as agências do ABC vão ter horários alterados e mandaram os funcionários se virar para dar conta do serviço”, desabafa um bancário, contando que há funcionário fazendo o serviço que caberia a três pessoas. O descontentamento dos clientes com o banco espanhol é visível, vez que lidera o ranking de reclamações ao Banco Central no quarto trimestre de 2019. “É inaceitável que isso ocorra num banco de alta lucratividade e que tem até um documento sobre boas práticas, coibindo condutas que podem resultar na prática de assédio”, destaca o diretor sindical Rafael Lara.

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Outras denúncias encaminhadas ao Sindicato neste mês de janeiro envolveram agência da Caixa da avenida Kennedy, em Diadema, com falta de funcionários para o volume de clientes e até mesmo de canetas, grampos e lâmpadas queimadas, além de ar condicionado quebrado em unidade do Bradesco na Paulicéia, em São Bernardo. O Sindicato acompanha os casos e orienta os bancários que utilizem sempre o canal de denúncias do site para que sejam dados os devidos encaminhamentos.

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