Área restrita

Tempo ruim: pesquisa de ‘clima’ vira ferramenta de assédio

Santander
Tipografia

Com ameaças, gestores intimidam por avaliação positiva na Pesquisa de Clima e Engajamento, que obriga bancário a se identificar

O Santander aplica a Pesquisa de Clima e Engajamento, mas ao exigir que o bancário se identifique com matrícula funcional, permite que o estudo seja usado para perseguição e assédio moral. Há denúncias de que muitos gestores intimidam bancários de suas equipes para que possam receber boas notas na avaliação 360; ou seja, usam o estudo para assediar e direcionar a distribuição do bônus.

Entre os relatos, está o de que antes da avaliação pelo sistema - na qual é necessária a identificação por matrícula funcional - o gestor reúne os subordinados e dá o aviso de que, se quiserem bônus, a nota do gestor deve ser boa. E ainda deixam claro de que poderão identificar o autor da nota. Além do bônus os gestores também ameaçam demissões, mudanças de função, transferências e outras formas de perseguição.

Com isso, a pesquisa tornase inútil, além de afrontar os direitos dos trabalhadores. O Sindicato combate o assédio e tem canal específico para denúncia. Não se cale: entre em contato pelo WhatsApp 11 99798-4732 ou site. O sigilo é garantido.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS