Área restrita

Banco demite em pré-aposentadoria e no retorno após doença

Santander
Tipografia

Trabalhadores devem procurar o Sindicato para garantir direitos

As entidades sindicais bancárias estão preocupadas com o aumento de demissões no Santander, atingindo aqueles que estão perto do período de estabilidade pré-aposentadoria, sem CPA, que retornam de doença do trabalho e com altos salários. Embora não seja possível aferir numericamente, porque as homologações não são mais feitas no Sindicato graças à reforma trabalhista, há relatos dessas ocorrências.

“Estamos atentos e orientamos os bancários demitidos a procurar o Sindicato, para que possam conferir seus direitos nesse momento e, se for o caso, acionar o nosso departamento jurídico”, aponta o diretor sindical João Antônio Pires, acrescentando que “o Santander tem lucrado muito, R$ 7 bilhões nos primeiros seis meses do ano, o que torna as demissões injustificáveis”.

A conferência de direitos dos dispensados pode incluir, por exemplo, se cabe reintegração ou não, o cálculo da homologação e o pagamento de todos os direitos devidos. Já em relação ao período da estabilidade pré-aposentadoria é importante saber que a convenção dos bancários determina que o funcionário só poderá usufruir do direito se informar previamente ao banco que se encontra nessa condição, por meio de comunicação escrita enviada ao RH.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS