As 29 agências listadas no projeto de Orientação Financeira ao cliente foram palco de protestos dos bancários do Santander em todo o Brasil neste sábado, 4.
O Santander, a pretexto de fazer um trabalho de orientação financeira com os clientes, criou um modo de burlar a legislação ao convocar bancários como voluntários para trabalhar aos sábados de maio e junho.
Aqui na região do ABC não houve agências listadas.
Em Porto Alegre, além de impedir a agência da Oswaldo Aranha de funcionar, os diretores do Sindicato dialogaram com os funcionários e clientes denunciando, por exemplo, os juros que os bancos cobram.
No Rio houve protestos na agência Santa Cruz, Zona Oeste. E também em capitais como Salvador e Belo Horizonte, além de São Paulo. Em Jundiaí, segundo relatos de dirigentes sindicais, os clientes não deram o ar da graça. A intenção de todos os sindicatos que representam os bancários de agências nas regiões com esse tipo de abuso é endurecer a luta nos próximos eventos.
Em 2011, aqui na região do ABC, já ocorreu essa tentativa de abertura aos sábados na agência do Paço de São Bernardo. O Sindicato, por oito longos meses, acampou na porta da agência todas as madrugadas de sábado, tendo como resultado uma grande vitória, com a desistência, por parte do banco e da Prefeitura, de abrir no fim de semana.