[caption id="attachment_11059" align="alignright" width="464"] Em cartaz divulgado pelo próprio banco, alteração nas funções dos caixas já é anunciada[/caption]
Banco desrespeita Cadastro Brasileiro de Ocupações e promove sobrecarga de trabalho; dia 5 tem protesto para que aditivo seja renovado com avanços, sem retrocessos
Caixas do banco Santander poderão ter que contatar clientes para oferecer produtos, cobrar dívidas, acertar renegociações. A exemplo que ocorre com os gerentes, eles terão um portal para efetuar esses contatos, e as metas de atendimento estarão atreladas às metas comerciais. A informação já circula em várias agências do banco. Mas o Sindicato alerta: há aí um desvio de função e sobrecarga de trabalho.
“Já levamos essa discussão ao banco, pois estamos negociando a renovação do aditivo e não queremos que os direitos dos caixas sejam atingidos. Mas a resposta do Santander foi evasiva”, esclarece o diretor sindical Ageu Moreira. Juridicamente, essa nova atribuição aos caixas é contestável, embasada no Cadastro Brasileiro de Ocupações, que discrimina as tarefas específicas desse profissional. O banco, porém, pode criar a função do ´agente comercial´ para fazer essa ´adequação´.
Adoecimento - A sobrecarga de trabalho, ainda que venha com nova nomenclatura ou mesmo com status de promoção, apenas reforça o risco de adoecimento do bancário, que já é bem alto. “Queremos garantir itens que propiciem melhor qualidade de vida ao bancário na renovação do aditivo, e a mudança na função dos caixas vai de encontro a isso”, afirma Ageu, destacando a atividade que acontece no próximo 5 de julho na Torre para reivindicar a renovação, com avanços, do acordo aditivo com o Santander.
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS