Manifestação em São Bernardo também prestou contas a clientes e usuários sobre a campanha nacional iniciada em maio.
O Sindicato promoveu na manhã desta sexta, 27, em São Bernardo, atividade contra demissões no Santander. Além do proteshttp://http://bancariosabc.org.br/galeria-de-imagens/#to, o ato representou uma prestação de contas à sociedade, que desde maio vem apoiando a campanha nacional por mais contratações no banco, e marcou o lançamento da etapa internacional da jornada contra as dispensas organizada pela UNI Américas Finanças, entidade que reúne três milhões de trabalhadores em bancos e seguros no mundo.
Durante a atividade, os diretores sindicais apresentaram um rápido balanço da campanha nacional. A expressiva participação de clientes e usuários resultou em mais de 20 mil cartas reivindicando o fim das demissões e mais contratações, encaminhadas à presidência do banco. O Santander cortou 4.833 postos de trabalho em um ano, se comparados os primeiros trimestres de 2013 e 2014. No mesmo período, fechou 150 agências. Até agora, porém, o movimento sindical não foi recebido pelo presidente Jesús Zabalza para discutir o assunto.
Alegoria - A cidade de São Bernardo foi escolhida para a atividade porque são nas agências da cidade que acontecem os piores problemas. Além da falta de funcionários generalizada nas unidades do banco, nestes locais há condições de trabalho ruins, assédio moral e até mesmo a demissão de trabalhadores lesionados.
Com bom humor, foi apresentada esquete teatral com um toureiro castigando o touro, alegoria ao péssimo tratamento dispensado ao bancário e, muitas vezes, também aos clientes e usuários, já que sem funcionários crescem as filas, demora mais o atendimento e a qualidade do serviço prestado fica pior. “Fomos prestar contas à sociedade e agradecer seu valioso apoio, pois nossos interesses são convergentes, caminham juntos. Os bancários querem mais contratações e os clientes e usuários também, para melhoria no atendimento”, destaca o presidente do Sindicato, Eric Nilson.
Campanha internacional – Os diretores sindicais também distribuíram o jornal ´Rede Global Bancária´, com informações sobre a campanha internacional contra as demissões no Santander Brasil. A campanha foi definida pela Rede Sindical do Santander, durante a 10ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais dos Bancos Internacionais, realizada nos dia 5 e 6 de junho, em Lima, Peru, da qual participou o Sindicato dos Bancários do ABC.
“O objetivo é aumentar a pressão para que o Santander pare o processo de dispensas, corte de empregos e fechamento de agências. Em nenhum outro país das Américas o banco está desempregando trabalhadores como no Brasil, mesmo obtendo aqui 20% do lucro mundial”, afirma o secretário de Imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
Além de manifestações e protestos a campanha também está na rede social (Twitter, Facebook, Instagram). Estão sendo usadas duas hashtags: #SantanderBastadeDemissões e #SantanderBastadeDespidosEnBrasil. A primeira destaca as atividades no Brasil e, a segunda, no mundo.
[caption id="attachment_5773" align="alignright" width="591"] Atividade agradeceu apoio da sociedade e teve apresentação teatral[/caption]
Para ver mais fotos da atividade clique aqui.BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS